Assinatura Digital Gov.br: realmente Funciona? Como é?
Muita gente ainda não sabe, mas a assinatura digital Gov.br é uma forma de economizar.
Afinal, com ela, não é preciso ter um certificado digital e nem passar pelo reconhecimento de firma em cartórios para assinar documentos.
Quem confirma essa economia é o próprio Ministério da Economia. Segundo estimava do órgão, o uso da tecnologia já ajudou na economia de R$ 50 milhões até setembro de 2021.
As boas notícias não param por aí, pois o cadastro da assinatura digital Gov é gratuito.
Mas, a dúvida que fica é: com tantos benefícios e facilidades, será que esse recurso realmente funciona? Siga para as próximas linhas e confira a resposta!
O Que é a Assinatura Digital Gov?
Para começar, entenda que essa é uma ferramenta do Governo Federal criada para auxiliar a validação de documentos.
Homologada pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020, a assinatura digital Gov permite a assinatura de um documento por meio digital.
Tudo com validade jurídica e a mesma legalidade do documento com assinatura física. Inclusive, sua criação é gratuita e pode até ser feita pelo celular.
Além disso, a facilidade está disponível para todos os cidadãos brasileiros, servindo como uma identidade virtual.
Assim, ela torna mais prática a interação e resolução de problemas com o Poder Público. Para criar a sua com segurança, confira abaixo o passo a passo abaixo!
Como Criar a Sua?
Em primeiro lugar, saiba que o serviço está disponível para quem ter uma conta validada no Gov.br.
Essa validação pode ser feita por reconhecimento facial, direto pelo aplicativo oficial, através de bancos credenciados ou pelo certificado digital (para quem tem, não obrigatório).
Após verificar sua conta, conquistando o nível prata ou ouro de segurança, será possível fazer a assinatura digital Gov.
Então, confira o passo a passo para assinar seus documentos digitalmente:
Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica e faça o login na sua conta;
Depois, clique em “Escolher arquivo” e selecione o documento que deve ser assinado;
Após carregar o arquivo e exibir o documento na tela, clique em “Avançar”;
Posicione a assinatura, arrastando-a no espaço desejado e clique em “Assinar”;
Vai abrir uma janela onde você deve selecionar a opção “Gov.br”;
Então, autorize a assinatura. Para isso, será enviado um código para o aplicativo oficial. Acesse o app, faça login e no canto superior direito visualize o código;
Digite o código e clique em “Autorizar”;
Por fim, baixe o arquivo clicando em “Baixar” para salvá-lo assinado.
A Assinatura Digital Gov Realmente Funciona?
De acordo com dados do próprio Gov.br, atualmente 74% dos 4,9 mil serviços disponibilizados são inteiramente digitais.
Dessa forma, a assinatura digital Gov pode ser utilizada para boa parte deles. Por exemplo, consultas de certidões, certificados, acesso à documentos oficiais e muito mais.
Vale salientar que os documentos assinados digitalmente não podem ser impressos.
Afinal, caso isso ocorra, eles perdem sua validade jurídica, pois a sua validação é somente para o formato digital.
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato com a família Mundo Digital!
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